Internet 3G
As empresas que ganharam a licitação para o 4G terão, além da obrigação do 4G e de fazer a internet na área rural, de continuar a expansão do serviço de 3G. Hoje o 3G está em aproximadamente 50% dos municípios, só que são os grandes municípios. Significa que está disponível para aproximadamente 80% da população brasileira. Os outros 50% dos municípios que, portanto, reúnem aproximadamente 20% da população, também serão servidos com o 3G a partir desse edital.
Telefonia móvel
De 2011 para a metade de 2012, tivemos um crescimento aproximado de 150% na internet móvel, essa que é usada no celular e, claramente, as empresas não se prepararam para isso. Elas têm que fazer investimento e estamos cobrando, imediatamente. Além disso, a Anatel já votou um regulamento que trata de exploração de linhas no atacado, linhas industriais para internet, e vai baratear os preços. E agora vai votar outro relatório, que é outro regulamento que obrigará as empresas a compartilharem infraestrutura, antena, dutos. Enfim, ficará mais barato para as empresas acessarem e montarem a sua infraestrutura.
Internet domiciliar
A meta no Plano Plurianual do governo, que vai até 2015, é chegar a 70% dos domicílios com internet. A exemplo do que acontece com o Luz para Todos, talvez fazer também alguma coisa como um “Internet para Todos”. Começamos 2011 com 27% dos domicílios e encerramos com 38%. Isso foi mais de 6,3 milhões de domicílios conectados no ano passado. E achamos que neste ano será mais forte ainda o crescimento, terá um número maior de domicílios conectados à internet.
Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário