DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

domingo, 28 de outubro de 2012

Pelo menos 15 pessoas morrem em novo atentado contra igreja na Nigéria

Pelo menos 15 pessoas morrem em novo atentado contra igreja na NigériaEFE - Pelo menos 15 pessoas morrem em novo atentado contra igreja na Nigéria

Lagos, 28 out (EFE).- Pelo menos 15 pessoas morreram neste domingo em um atentado aparentemente suicida perpetrado contra uma igreja do norte da Nigéria, durante a missa dominical, informou o jornal nigeriano 'Leadership'.

Segundo a fonte, por volta das 7h45 de Brasília, um carro-bomba explodiu perto da Igreja Católica de Santa Rita, localizada nos arredores da cidade de Kaduna, capital do Estado do mesmo nome, no norte da Nigéria.

O 'Leadership' acrescentou que ainda não há números oficiais de vítimas, embora seus repórteres tenham contabilizado vários feridos e pelo menos 15 corpos.

Segundo relataram testemunhas do atentado ao jornal nigeriano, o terrorista suicida se aproximou com seu automóvel do templo, onde foi detido pelos guardas de segurança, que impediram sua passagem.

O motorista deu então marcha à ré e derrubou as portas do recinto, detonando a bomba que transportava no veículo.

Apesar de nenhum grupo ter se responsabilizado ainda pela explosão, o ataque parece levar a assinatura da seita islamita Boko Haram, que já realizou vários atentados contra igrejas na Nigéria.

Desde 2009, quando a polícia nigeriana matou o líder do Boko Haram, Mohammed Yousef, os radicais empreenderam uma sangrenta campanha que acabou com 1,4 mil vidas, segundo dados da organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch.

O Boko Haram, cujo nome significa 'a educação ocidental é pecado', luta para instaurar um Estado regido pela rigorosa lei 'sharia' no norte do país, de maioria muçulmana.

A Nigéria se encontra dividida entre a empobrecida metade setentrional, principalmente muçulmana, e o sul, de maioria cristã e rico em petróleo.

Com 170 milhões de habitantes divididos em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria, país mais povoado da África, sofre múltiplas tensões por suas profundas diferenças políticas, religiosas e territoriais.

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Fonte: http://noticias.br.msn.com/

Nenhum comentário: