Mobilização será de 15 a 26 de abril
O Ministério da Saúde tem a meta de vacinar neste ano 31,3 milhões de pessoas contra a gripe. O número representa 80% do chamado grupo prioritário, formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde e doentes crônicos. Além deles, o ministério incluiu neste ano as mulheres em puerpério (45 dias após o parto), porque apresentam as mesmas condições de saúde das gestantes e, na amamentação, a vacina ajuda a proteger o bebê. A 15ª Campanha Nacional de Vacinação, lançada nessa terça-feira (26), será realizada entre 15 a 26 de abril, sendo 20 o dia de mobilização nacional.
O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. A campanha vai contar com 65 mil postos de vacinação e envolvimento de 240 mil pessoas, com a utilização de 27 mil veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais. A ação é uma parceria entre as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) - Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de saúde.
Serão distribuídas aos estados e municípios cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Para apoiar as ações de mobilização da população e de preparação das equipes de saúde da família, serão repassados R$ 24,7 milhões do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais. Continue lendo
Nenhum comentário:
Postar um comentário