DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Vacina contra a catapora será oferecida gratuitamente na rede básica de saúde

Distribuída pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacina contra a catapora, incluída na tetraviral, que também protege crianças contra o sarampo, caxumba e rubéola, agora faz parte da rede pública de saúde, ofertada a partir deste mês exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.
A previsão do Governo Federal é de que até o final de setembro todas as 34 mil salas de vacinação existentes no Brasil estejam ofertando as doses da vacina. Em Mossoró, ainda não há uma definição de quando a tetraviral será disponibilizada à população. "Somente na sexta-feira teremos mais informações, pois iremos participar de uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em Natal", explica Norma Senna, coordenadora do setor de imunização do município.
O Ministério da Saúde estima uma redução de 80% das hospitalizações por varicela (catapora) com a disponibilização da vacina. Foram investidos R$ 127,3 milhões para a compra de 4,5 milhões de doses por ano, já enviadas aos estados. Com 97% de eficácia, a vacina tetraviral é, segundo o Governo Federal, segura e raramente causa reações alérgicas. A imunização evita complicações, casos graves com internação e possível óbito.
"É importante a oferta dessa nova vacina, pois evitará assim que surtos endêmicos de catapora possam ocorrer, como acontecem hoje. Sem falar que a vacina também protege contra outras doenças, como sarampo, caxumba e rubéola", destaca Norma Senna.
A catapora é uma infecção viral primária, aguda, altamente contagiosa, mais comum na infância, caracterizada por bolhas avermelhadas pelo corpo e febre alta. Em crianças, geralmente, é uma doença benigna e autolimitada.
Atualmente a vacinação gratuita contra a doença é feita apenas em casos de surto, sendo que uma dose da vacina em consultório particular de saúde custa em média R$ 150. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda duas doses da vacina contra a varicela, uma a partir dos 12 meses e outra aos 4 a 6 anos de idade.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: