Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.
Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21. É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 1000 nascimentos.
A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.
Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo.
Muitas das características comuns da síndrome de Down também estão presentes em pessoas com um padrão cromossômico normal. Elas incluem aprega palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas), olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros pequenos, tônus muscular pobre e língua protrusa. Os afetados pela síndrome de Down possuem maior risco de sofrer defeitos cardíacos congênitos, doença do refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireóide. (Fonte: Wikipédia)
Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Manoel Joaquim, realizaram uma pesquisa sobre Síndrome de Down. Com o objetivo de melhorar o entendimento e a convivência por parte dos alunos do 6º ano com um colega portador da Síndrome de Down (Juninho). Depois das apresentações de cada grupo, convidamos a Professora Eliene Morais, que é mãe de Juninho, para fazer um resumo das características da Síndrome de Down, como também falar um pouco para a garotada, como é a convivência em casa, as alegrias e dificuldades, os maiores desafios para uma família quando um membro é portador de necessidades especiais além das dificuldades de aceitação por parte da sociedade.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a Professora Eliene por suas valiosas colocações colaborando de forma indispensável na conclusão dos trabalhos pesquisados e apresentados pelos alunos. Também agradecemos aos alunos que mesmo diante da timidez realizaram uma ótima atividade. Esperamos que os efeitos da pesquisa possam ser visualizada na convivência diária, sem preconceitos, sem discriminação, ode todos se sintam valorizados
Nenhum comentário:
Postar um comentário