Neste sábado, 21/12, exatamente às 14h11min, as sombras no Hemisfério Sul serão as mais curtas do ano todo e estaremos oficialmente entrando no verão. Nesse horário acontece o chamado Solstício de Verão, momento do dia em que os raios solares atingem com maior intensidade o Hemisfério Sul da Terra e, por conta da posição do Sol, as sombras "encurtam" ao seu menor tamanho possível.
O fenômeno do Solstício (do Latin, "sol parado"), que acontece em ambos os hemisférios, no nosso caso marca o momento único em que o ângulo formado entre Terra e o Sol é de exatos 90 graus, fazendo com que os raios do Sol cheguem perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio ( a linha imaginária ao sul do Equador). Na prática quer dizer que todos os pontos do local recebem a luz do Sol, sem sombras e que teremos o dia mais longo do ano.
No caso do Hemisfério Norte, o Solstício de Inverno marca o ponto em que o Sol está mais distante do Polo Sul e, com isso, faz com que seja o dia mais curto e a noite mais longa do ano para os países localizados na metade norte do planeta.
Quanto mais próxima uma cidade ou região está do Trópico de Capricórnio, menor será a sombra projetada nesse horário. Por exemplo, as cidades paulistas de Sorocaba e Ubatuba não terão sombra exatamente às 14h11min. Cada cidade do Hemisfério Sul terá uma sombra menor do que todos os dias do ano nesse momento e o ângulo da sombra vai depender da distância e localização do trópico.
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário