Presidentes de Cuba e Estados Unidos agradecem por intermediações do Papa Francisco
O Papa Francisco fez referência ao anúncio histórico feito na quarta-feira, 17, pelos Presidentes de Cuba e Estados Unidos, para o restabelecimento de relações diplomáticas.
Fonte:Portal RCR
“Hoje estamos felizes, porque vimos como dois povos, que estavam há tantos anos distantes, ontem fizeram um passo de aproximação.” Diante de embaixadores de 13 países para a apresentação de suas credenciais, o Papa falou da importância da diplomacia, que definiu como um “nobre trabalho”.
Na ocasião, Raúl Castro e Barack Obama agradeceram publicamente ao Pontífice por sua mediação. Raúl Castro sublinhou que a decisão de Barack Obama de repatriar a Cuba três ex-agentes secretos deu “uma alegria enorme às suas famílias e a todo o povo” cubano, sendo um gesto “merecedor de respeito e gratidão”. Castro agradeceu “ao Vaticano, e em particular ao Papa Francisco, pelo apoio dado às negociações” que levaram à reaproximação com os Estados Unidos.
“Reconhecendo que temos muitas fundamentais diferenças em temas como a soberania nacional, a democracia, os direitos humanos e a política exterior, confirmamos a nossa vontade em discutir todas estas questões”, assegurou Castro.
O Papa Francisco num discurso improvisado ao receber, no Vaticano, novos embaixadores de países como Ruanda, Dinamarca e Catar, fazendo votos de “fecundo e frutuoso trabalho”, disse, “o trabalho do embaixador é um trabalho de pequenos passos, de pequena coisas, mas que serve sempre para fazer as pazes, aproximar os corações dos povos, semear fraternidade entre eles. E este é o vosso trabalho com pequenas coisas, pequeníssimas”, declarou o pontífice.
Comentários