Em sua visita a Nápoles ontem (21), Papa Francisco celebrou a Santa Missa na Praça do Plebiscito, que contou com a presença de fiéis da diocese. Na homilia, a mensagem central foi aquela que também justifica sua visita à cidade: “Vim a Nápoles para proclamar junto com vocês : Jesus é o Senhor”.Francisco explicou que, ontem como hoje, a Palavra de Deus sempre provoca divisão entre quem a acolhe e quem a rejeita. É uma Palavra poderosa, mas não pela força do mundo, e sim pelo poder de Deus, que é forte da humildade e na fragilidade.
Essa Palavra de Cristo quer atingir todos, lembrou o Papa, particularmente os que vivem nas periferias da existência, para que encontrem em Jesus o centro de suas vidas e a fonte da esperança. Aos que já tiveram esse encontro, há o chamado missionário para sair e anunciar, a fim de levar a misericórdia, a ternura e a amizade de Deus a todos. “É um trabalho que cabe a todos, mas de modo especial a vocês sacerdotes, levar misericórdia, levar perdão, levar paz, levar alegria, nos sacramentos, na escuta. Que o povo de Deus possa encontrar em vocês homens misericordiosos como Jesus”.
O Santo Padre lembrou ainda que o tempo quaresmal vivido atualmente pela Igreja ressoa essa mensagem de que o mundo começa a mudar quando os corações se abrem ao Evangelho. “Que a graça da Ressurreição seja acolhida por cada um de vocês, para que Nápoles seja plena da esperança de Cristo Senhor”. Aos jovens, de forma especial, foi pedido que se abram ao poder de Jesus ressuscitado e assim possam dar frutos para a cidade. O Papa também pediu que os napolitanos não deixem roubar sua esperança e não cedam à tentação dos ganhos fáceis ou de renda desonesta, pois isso “é o pão para hoje e a fome para o amanhã”. “Reajam com firmeza às organizações que exploram e corrompem os jovens, os pobres e os frágeis, com o cínico comércio da droga e outros crimes (…) Que a corrupção e a delinquência não desfigurem a face desta bela cidade”. A mensagem final de Francisco na homilia foi de esperança em um futuro melhor para todos os cidadãos de Nápoles. “Esta cidade pode encontrar na misericórdia de Cristo, que faz novas todas as coisas, a força para seguir adiante com esperança”.
sindspumc
Nenhum comentário:
Postar um comentário