DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

sábado, 16 de junho de 2012

Carnaúba… exemplo de resistência

SAM_2939

Nome popular - Carnaubeira

Nome científico - Copernicia prunifera (Miller) H.E. Moore Família botânica: Palmae

Origem - Brasil, no Nordeste e Pantanal.

Características da planta

Estipe reto e cilíndrico, atingindo de 10 a 15 m de altura, formando saliências espiraladas em sua superfície, decorrentes dos restos das folhas que caíram Folhas em forma de leque com até 1 m de comprimento. Flores amarelas em cachos pendentes que surgem de julho a outubro.

Fruto

Cacho com centenas de frutos ovóides a globosos, brilhantes, esverdeados quando jovens e roxos quando maduros. Frutifica de novembro a março.

Os frutos da carnaúba, inteiros, são basicamente aproveitados pelos animais de criação; de sua polpa, extrai-se uma espécie de farinha e um leite que, à semelhança do leite extraído do babaçu, pode substituir o leite do coco-da-bula.

Exemplo máximo da adaptação do homem às condições de subsistência, a amêndoa da carnaúba, quando torrada e moída, costuma até mesmo ser aproveitada localmente em substituição ao pó de café.

Cultivo

Na região de seu habitat se multiplicam espontaneamente. Prefere solos arenosos e alagadiços, várzeas e margens dos rios de regiões de clima quente.

A carnaúba é uma das palmeiras mencionadas por Martius, o naturalista e botânico tomado pela exuberância da terra.

Mas não é apenas mais uma delas: é especial. Tão especial que não escapou à atenção de escritores como Mário de Andrade, Guimarães Rosa, José de Alencar e Euclides da Cunha, entre outros, que souberam destacar, em sua obra literária, a total integração do homem regional ao ambiente em que vive.

E a carnaúba, planta de grande longevidade, tem sido testemunha viva e participante ativa dessa integração.

Quando no século XVIII, o também naturalista Humboldt conheceu a carnaúba em terras brasileiras, impressionou-se de tal forma com as numerosas e importantes finalidades da planta, que passou a chamá-la de "árvore da vida".

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/

Nenhum comentário: