DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Estudantes vencedores de olimpíada de português são premiados

Por SECOM
Mais de três milhões de estudantes do quinto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio participaram da terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Nos últimos meses, entre seletivas municipais, estaduais e oficinas regionais, foram mobilizados 100 mil professores em 40 mil escolas da rede pública brasileira. Dos 152 finalistas, nas categorias poema, crônica, artigos de opinião e memórias literárias, 20 levaram a medalha - cinco de cada gênero, entregues no último dia 10. O tema deste ano foi “O Lugar onde Vivo”.

O secretário de educação básica do Ministério da Educação, Cesar Callegari, ressaltou o espírito mobilizador da olimpíada e garantiu que iniciativas semelhantes têm contribuído para a melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado. Segundo ele, foram mapeadas na rede pública de ensino 18 iniciativas iguais. “É um esforço coletivo. Os professores estão envolvidos em muitas oficinas de formação”, disse.  Os educadores recebem material didático e cursos de formação a distância ou presencial para auxiliar os estudantes durante o processo.

A escola em que a professora Simone Bispo trabalha, em José da Penha (RN), ficou entre as vencedoras nas três edições. Neste ano, o estudante Henrique Douglas de Oliveira, 12 anos, aluno de Simone em turma do sexto ano, levou o primeiro lugar na categoria poema. Ele escreveu sobre a rotina do pai, vaqueiro, e do sítio onde vive.

Outras informações: www.mec.gov.br

Nenhum comentário: