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quinta-feira, 23 de maio de 2013

Bancos de doação de leite materno terão R$ 11,6 milhões para ampliar atendimento

Bancos de doação de leite materno terão R$ 11,6 milhões para ampliar atendimento

Nova campanha incentiva a doação

Para marcar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, o Ministério da Saúde lançou nessa quarta-feira (22) a nova Campanha de Doação de Leite. Além do incentivo à doação, foram anunciados R$ 11,6 milhões para o reajuste de procedimentos realizados pelos Bancos de Leite e a reforma e construção de unidades. A meta é aumentar em 15% o total de leite materno coletado e distribuído no país. Em 2012, houve 179 mil doadoras, que beneficiaram 171 mil recém-nascidos. Foram coletados, no período, 166 mil litros de leite.

Do valor total anunciado, R$ 7 milhões referem-se somente ao reajuste de procedimentos. O valor destinado à coleta, processos de pasteurização e controle de qualidade do leite materno será mais que quadruplicado – até então, o repasse anual do ministério era de R$ 1,7 milhão por ano. Há também a inclusão de novos procedimentos para aumentar a qualidade do processamento do leite coletado.

A doação de leite materno contribui para a redução da mortalidade neonatal, problema que o Brasil vem enfrentando e superando ao longo dos últimos anos. A taxa de mortalidade infantil foi reduzida de 26,6 óbitos infantis por mil nascimentos em 2000 para 16,2 óbitos por mil nascimentos em 2010. O aumento do investimento na coleta, processamento e distribuição do leite materno e a expansão dos serviços integram a Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde voltado à assistência de mães e bebês. A campanha de incentivo à doação é uma parceria com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano.

Campanha - Com duração prevista até maio de 2014, a campanha tem como protagonista uma das doadoras mais antigas registradas pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e o receptor da doação. Há 42 anos, dona Ilza Pereira da Silva doava ao banco de leite do Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz), do Rio de Janeiro. Outra personalidade importante na mobilização é a atriz e apresentadora Maria Paula, que recebeu o título de Embaixadora da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. O título é um reconhecimento ao seu engajamento na causa.

A campanha já começou a ser divulgada em folders, cartazes e anúncios em revistas, além da divulgação na Fan Page Aleitamento Materno, no perfil do Twitter @minsaude e no canal da Saúde no Youtube. Além disso, haverá mobilização no perfil do Instagram, para que usuários sejam incentivados a enviar fotos de doação de leite para simbolizar a iniciativa do ministério.

Fonte: http://www.secom.gov.br/


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