DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

VI Feira de Ciências do Manoel Joaquim–Projeto ANIMAIS NA RUA: ALIMENTE-OS ELES TAMBÉM TEM FOME–O Projeto

imageOrientadas pelo professor ANTONIO SERGINALDO DE OLIVEIRA BEZERRA e coordenadas pela professora WANDA MARIA DA SILVA, as alunas da 3ª série A do Ensino Médio da Escola Estadual Manoel Joaquim, ELIANA MARIA DA SILVA, IARA KARINE DE ALMEIDA SILVA, INGRID BARBOSA DE MORAIS e VITÓRIA CAROLINE DE MORAIS OLIVEIRA, desenvolveram e realizaram um projeto (ANIMAIS DE RUA: ALIMENTE-OS, ELES TAMBÉM TÊM FOME) que visa amenizar a fome dos animais abandonados nas ruas de nossa cidade. O projeto visa mostrar para todos que os animais não são descartáveis, são dignos de respeito e cuidado; e, principalmente que maus tratos é crime, portanto abandono também é. E além disso que o Poder Público por lei (constituição federal de 1988, artigo 225, Parágrafo 1) é quem devia se responsabilizar por estes animais de rua já que os mesmos estão sendo submetidos a crueldade.

37981051_1069577399874816_8160317538891202560_n

Veja um resumo feita pelo grupo:

Pode-se dizer que maus-tratos a animais estão mais visíveis a cada dia. E não se trata apenas de abandono, envenenamento ou espancamento, mas muito mais, (Manter preso permanentemente em correntes, Manter em locais pequenos e anti-higiênico, Não abrigar do sol, da chuva e do frio; Não dar água e comida diariamente;Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido; Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força; Capturar animais silvestres; Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse; Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc..). Esse projeto, por sua vez, será voltado aos animais de rua. A Organização Mundial da Saúde estima que apenas no nosso país existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o número chega a 1/4 da população humana. O Brasil não tem leis efetivas para defender os animais, as principais leis que protegem os animais são: a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais: Art.32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena será de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal, e a Constituição Federal de 1.988 diz em seu artigo 225, Parágrafo 1°, que cabe ao Poder Público: VI – promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e conscientização pública para a preservação do meio ambiente;VII – proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies e submetam os animais a crueldade. Enquanto o exemplo dos outros países que já tem leis efetivas não é seguido, cabe a pessoas como nós, tentar minimizar o problema, mesmo que seja de maneira improvisada. Informações das autoras projeto.

38279343_1798909496865940_9092382990390001664_nO projeto teve por inicio no dia 08/06/2018, na Escola Estadual Manoel Joaquim no município de Governador Dix-Sept Rosado, localizada na microrregião da chapada do Apodi, no Rio Grande do Norte. No dia citado acima foi pensado e discutido criar algo para ajudar os animais de rua, já que é um problema existente na nossa cidade. Desde então, foi pensado em como podíamos ajudar dentro do nosso possível. Nos aprofundamos um pouco mais sobre o assunto, fazendo pesquisas sobre o abandono de animais no brasil, se existia alguma lei que os protegessem, e a partir disso, montamos um questionário e fomos as ruas da nossa cidade questionar as pessoas e ver a reação delas perante o problema, ao total foram feitas 84 entrevistas. Depois foi feito um levantamento e foi observado durante uma semana, de quantos animais existiam soltos nas ruas da cidade, foi chegado a então conclusão de que 35 eram caninos, 15 felinos, e 5 de grande porte, tendo um total de 55 animais. Para alcançar nosso objetivo pensamos em fazer alguns tubos para colocar comida e água nas ruas próximo aos locais onde estavam esses animais, para poder amenizar um pouco da fome desses, para um menor custo e por ser uma forma mais sustentável, optamos pelo uso de matérias recicláveis. Fomos em busca do material necessário para a produção dos tubos, depois de confeccionados os tubos, os espalhamos pelas ruas da cidade, em diferentes pontos. Ao todo existe 8 tubos de ração e agua todos devidamente abastecidos. Informações das autoras projeto.

Você também pode ajudar nesse projeto. para isso basta colocar ração e água nesses recipientes da imagem acima, ou procurando as autoras do projeto.

 

Nenhum comentário: