DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

sexta-feira, 16 de março de 2012

Professores recuam e aulas recomeçam na segunda-feira

A ameaça de uma nova paralisação na rede estadual de ensino foi descartada na tarde de quarta-feira. Em assembleia na Escola Estadual Winston Churchill, os professores decidiram pelo início das aulas a partir da próxima segunda-feira, dia 19. O recuo - momentâneo -  na intenção de protelar ainda mais o início do ano letivo se deu em função do Novo Projeto de Educação do Rio Grande do Norte, apresentado na última segunda-feira, pela Secretaria Estadual de Educação. A proposta acatada pela maioria na tarde de ontem, voltará a discussão no próximo dia 12 de abril, quando uma nova assembleia está marcada.
Entre os pontos exigidos pelos professores, está o pagamento do Piso Nacional dos Professores, o que representa um reajuste de 22,2%, que é atendido na proposta apresentada pela secretária Betânia Ramalho, a partir de março. No início do mês, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou que irá pagar o valor fixado em R$ 1.450,00 para 30 horas.
A divergência se refere ao reajuste dos professores aposentados e pensionistas. A proposta do governo, explica a coordenadora geral do Sinte/RN Fátima Cardoso, prevê o incremento (22,22%) em quatro parcelas, a ser implantado de abril a julho. A categoria reivindica que o reajuste seja feito de forma integral, em abril.
A não deflagração da greve foi classificada pela coordenadora como uma "mostra da responsabilidade" da categoria. "Manteremos a negociação com o governo, não somos fábrica de greve. Seria contraproducente anunciar uma paralisação, quando há uma proposta e abertura do diálogo", afirma.
A formação de uma nova comissão para a implantação das promoções horizontais, sem data definida, e ainda a criação do Plano Estadual de Educação também não foram aprovadas pelos professores.  Outro ponto que não houve consenso é com relação ao pagamento do retroativo de janeiro. Em 2011,  a greve na rede estadual de ensino durou 70 dias.

Fonte: Haggai Notícias

Nenhum comentário: