DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Nutricionista dá dicas para manter o equilíbrio após a Ceia de Natal

Época de confraternização e de festas de fim de ano exige muita disciplina para seguir com a alimentação balanceada e as dietas seguidas o ano inteiro. Manter o foco é a orientação dos nutricionistas para não ‘meter o pé na jaca’ e sofrer depois com o peso na consciência e na balança.

Seja para emagrecer ou para manter a qualidade de vida, a dieta fica um pouco de lado para entrar em cena as delícias gastronômicas típicas da época. Para quem não resistiu à ceia de Natal, a nutricionista Jarda

Jacinta faz um alerta: “Não há problema nenhum em participar e provar os itens da ceia de Natal. O que não pode e o que prejudica a dieta é que a pessoa além de comer a ceia na noite de Natal, ainda reaproveita o que sobrou e passa vários dias comendo toda aquela comida supercalórica. Pode cear normalmente evitando os exageros, é claro, mas nada de repetir o prato nos dias seguintes com o que restou da confraternização”, atesta.

A nutricionista aconselha ainda a preferir os pratos menos gordurosos e buscar fazer substituições de ingredientes calóricos por outros mais saudáveis. “Por exemplo, no lugar do bacon na farofa, preferir colocar uma cenoura dourada. Na hora de montar o prato uma boa escolha são as saladas que hoje são bem temperadas, gostosas. O importante é saber administrar e não exagerar para não se sentir mal depois. E falo tanto pela questão do peso como também da qualidade de vida”, ressalta.

Outro ponto de destaque da nutricionista é a questão das bebidas alcoólicas que “são verdadeiras bombas calóricas e que além de prejudicar a saúde ainda traz riscos para o trânsito, é bom ressaltar. Então, o ideal é que se evite”, diz.

Os alimentos desta época do ano tendem a ser muito doces ou salgados com mais sal do que o habitual, portanto, é necessário cuidado com todos os alimentos, pois ambos os casos podem atrapalhar a dieta.

Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: