DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Presidentes de Cuba e Estados Unidos agradecem por intermediações do Papa Francisco

O Papa Francisco fez referência ao anúncio histórico feito na quarta-feira, 17, pelos Presidentes de Cuba e Estados Unidos, para o restabelecimento de relações diplomáticas.

Fonte:Portal RCR

Presidentes de Cuba e Estados Unidos agradecem por intermediações do Papa Francisco

“Hoje estamos felizes, porque vimos como dois povos, que estavam há tantos anos distantes, ontem fizeram um passo de aproximação.” Diante de embaixadores de 13 países para a apresentação de suas credenciais, o Papa falou da importância da diplomacia, que definiu como um “nobre trabalho”.

Na ocasião, Raúl Castro e Barack Obama agradeceram publicamente ao Pontífice por sua mediação. Raúl Castro sublinhou que a decisão de Barack Obama de repatriar a Cuba três ex-agentes secretos deu “uma alegria enorme às suas famílias e a todo o povo” cubano, sendo um gesto “merecedor de respeito e gratidão”. Castro agradeceu “ao Vaticano, e em particular ao Papa Francisco, pelo apoio dado às negociações” que levaram à reaproximação com os Estados Unidos.

“Reconhecendo que temos muitas fundamentais diferenças em temas como a soberania nacional, a democracia, os direitos humanos e a política exterior, confirmamos a nossa vontade em discutir todas estas questões”, assegurou Castro.

O Papa Francisco num discurso improvisado ao receber, no Vaticano, novos embaixadores de países como Ruanda, Dinamarca e Catar, fazendo votos de “fecundo e frutuoso trabalho”, disse, “o trabalho do embaixador é um trabalho de pequenos passos, de pequena coisas, mas que serve sempre para fazer as pazes, aproximar os corações dos povos, semear fraternidade entre eles. E este é o vosso trabalho com pequenas coisas, pequeníssimas”, declarou o pontífice.

Nenhum comentário: