DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

terça-feira, 8 de março de 2011

8 de março – dia internacional da mulher

PARABÉNS PARA TODAS AS MULHERES DO PLANETA TERRA

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História

  • 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

  • 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

  • 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

  • 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

  • 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

  • 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

  • 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

  • 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

  • 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

  • 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

  • 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Fonte: http://www.suapesquisa.com/

O GATO DIZ:

Vai um alerta para os homens, em especial para aqueles que ainda dão uma de machão e, querem ser os donos das mulheres.

Não adianta querer mandar, não adianta querer pisar, as mulheres estão ganhando espaço. Já governam o Brasil, governam nossas casas e, governam também os nossos corações. Mulher… um ser precioso que Deus criou para completar o homem.

Então, se liga aí homens, mesmo que você seja um grosso, um bruto, etc… e você conseguiu uma mulher para se casar, se juntar, se amancebar, enfim, se você conseguiu uma companheira para conviver juntos, dividindo as coisas boas e ruins também, não esqueça de cuidar bem dela… Lembra do primeiro dia que você a viu? Foi maravilhoso. Foi lindo. Foi gostoso. Você a destacou em meio a tantas outras mulheres. E de repente foi correspondido em meio a tantos outros homens. Você já parou para pensar como isso aconteceu? Porque que aconteceu? Como é que pode? Tantas mulheres, tantos homens, e de repente acontece, entre um casal, uma troca de olhares, ou um sinal qualquer, e faz com que o cidadão deixe seu lar, sua família para formar uma outra família. Não é forte isso? Tudo isso acontece porque temos um Deus único, um Deus que nos ama e nos quer bem. Um Deus que nos quer felizes, que quer ver o seu rebanho crescendo e vivendo em paz. Um Deus que nos mostra sempre o caminho do AMOR.

Porque será que as vezes as pessoas passam por tudo isso, se casam, depois de algum tempo, começam as brigas? Se separam? O ódio toma de conta dos corações que se demonstravam tão amáveis? Por que aquele homem que demonstra ser tão bom, bate na sua esposa? Por que???

A resposta para todas essas indagações é simples… Estão fechando as portas por onde Deus entrava… e estão abrindo uma largo espaço para o demônio agir.

Portanto, está faltando DEUS no coração das pessoas. Não permita que o demônio, muitas vezes disfarçado de coisas belas, destrua algo construído com amor. DEUS é AMOR. DEUS é PAZ. DEUS é ESPERANÇA. Mais você, eu, todos nós precisamos acreditar Nele. Pois Ele tudo pode.

Para concluir deixo em destaque:

HOMEM QUE É HOMEM NÃO BATE EM MULHER.

Amemos uns aos outros como DEUS pediu e vamos viver em paz, sem violência.

Um comentário:

Neutinho disse...

Pois é, muito importante esse relato, bom seria que, cada MACHÃO homem como mensionou O GATO, desse uma lidinha analizando sua convivência à dois... SERÁ QUE A FLOR DO PRINCÍPIO NUNCA BROTOU? pense nisso você que maltrata sua esposa!! pois ela é sua metade, nem que você não venha aceitar...
"Mulher é uma flor que nunca seca"
assim seu dono saiba regar.


Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.
Gênesis 2:24

"Que DEUS nos abençoe