DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Desafio Matemático

Um certo dia do mês de abril deste ano, vinha de Cachoeira destino a Governador e, vinha conversando com o motorista sobre os desafios da vida no trabalho e, o mesmo me perguntou o que eu era, quando disse pra ele: Professor de Matemática, ele lançou um desafio e me disse: – Vamos ver se você é bom mesmo…

O desafio foi o seguinte: Estava sem dinheiro e precisava comprar um objeto que custa R$ 50,00. Ia caminhando, pensando como iria resolver minha situação quando encontrei dois amigos e lhes contei a situação. Em seguida cada um deles me emprestou R$ 25,00, prometi que logo que pudesse devolveria o valor emprestado para cada um deles. Fui à loja com os R$ 50,00. Comprei o objeto, para minha surpresa o dono da loja também era meu amigo e quando fui pagar ele me devolveu R$ 5,00, ficando a compra assim por R$ 45,00. Agradeci e fui embora, antes de chegar em casa, encontrei os dois amigos que havia me emprestado o dinheiro, tentei da uma de esperto, fiquei com R$ 3,00 e devolvi R$ 1,00 para cada um deles. A questão é a seguinte: Como cada um tinha me emprestado R$ 25,00 e devolvi R$ 1,00, fiz assim: R$ 24,00 + R$ 24,00 = R$ 48,00, como fiquei com R$ 3,00, fiz R$ 48,00 + R$ 3,00 = R$ 51,00. Como se explica a sobra de R$ 1,00?

E aí? Vai tentar me explicar a situação? Eu expliquei direitinho para ele. E você? Vai deixar sua explicação? Ou vai dizer como muuuuitos por aí… “não gosto de matemática”

Comente e dê sua explicação…

A matemática não erra, quem erra é o ser humano.

Um comentário:

Ana Paula disse...

Na verdade o preço final foi de R$45 e não R$48.
o objeto era 50, teve desconto de 5. Logo saiu por 45.
Se fossemos da o troco correto aos amigos teria que ser 2,50 pra cada um. E não só R$1, como ele fez.
No final quem saiu ganhando foi ele que ficou com o troco dos amigos, rsrs