DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Timidez

Você é tímido(a)?

Ainda que sejamos a maior parte do tempo espontâneos, todos nós experimentamos algum grau de timidez. Prova disso é que vez em quando aparece algum artista, que tem quase todos os aspectos de sua vida expostos, mas se declara tímido. A tendência da nossa racionalidade é duvidar. “Tímido? Como assim? Em vista de sua repercussão e exposição”.
Na verdade, existe em nós um mistério que o inconsciente insiste em não revelar. É a sacralidade, o território, a morada interior que se caracteriza com o mais profundo “eu”. Onde está a nossa essência, o núcleo íntimo da pessoa. E quando sentimos que alguma situação ou outra pessoa está rompendo, violando esse território próprio interior, nos sentimos roubados de nós mesmos.
A timidez é a consciência de preservação do ser interior. Portanto natural e boa.

Mas se você é tímido demais e chega ao extremo de se ver paralisado diante de situações naturais aos outros, saiba que você está precisando vencer essa barreira. A timidez não pode também lhe tirar a liberdade de viver e o gosto de compartilhar vitórias e bons momentos entre as outras pessoas. Até porque o nosso íntimo tem a vocação de estar em comunhão, precisamos de relacionamentos, dividir o que somos.
As virtudes também são adquiridas pelo exercício.
Inicie devagar, sem a imposição, a obrigação de acabar com a timidez de uma hora para outra, mas dê os passos. Comece com alguma coisa mais fácil para você neste momento. Uma leitura na igreja, se dispor a ensinar algo a alguém ou a um pequeno grupo de pessoas. A partir de tarefas assim, vamos nos acostumando a mostrar um pouquinho mais de nós e a partir daí ir avançando. Exercitando!
Com certeza dentro de algum tempo, vamos descobrindo a alegria de poder estar mais a vontade em meio as pessoas, de fazê-los parte da nossa vida e de estarmos inseridos na vivencia das outras pessoas também.
Não tenha medo de se lançar, tudo parte de uma decisão, que com o exercício da virtude aos poucos se torna natural em nós.

Deus abençoe!

Fonte: http://blog.cancaonova.com/sandro/

Nenhum comentário: