DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O que toda mulher precisa saber sobre o câncer de mama

1.       O que é câncer de mama?

É resultado do crescimento descontrolado de algumas células do nosso corpo, que começam a se multiplicar sem parar e formam o tumor maligno. Se a doença demora para ser descoberta e tratada, esse tumor cresce cada vez mais e pode levar a pessoa à morte.

2.       Aparece só em mulheres mais velhas?

Não. Ela atinge principalmente mulheres acima de 40 anos, mas também pode aparecer nas mais jovens. As mulheres entre 50 e 60 anos são as mais atingidas.

3.       Por que aparece?

Não há um motivo determinado, mas alguns fatores contribuem para as chances da doença aumentar. Para começar, o fato de ser mulher. Depois, outros fatores, como a filha, mãe ou irmã ter apresentado câncer de mama antes dos 50 anos ou, em qualquer idade, câncer nas duas mamas ou de ovário. Fale com o seu médico sobre outros fatores de risco.

4.       Se uma mulher na família teve a doença, todas terão?

As chances são maiores, por isso o cuidado deve ser redobrado.

5.       Tem Cura?

Sim. Mas fica difícil quanto mais demora o diagnóstico e o início do tratamento. O câncer de mama tem 95% de chance de cura se descoberto no início.

6.       Como se Descobre no início?

Principalmente com a mamografia, que consegue descobrir tumores mesmo quando ainda são muito pequenos. É um exame que faz um raio X das mamas, posicionando-as entre duas placas.

7.       A mamografia dói?

Pode causar algum incômodo em mulheres com maior sensibilidade, mas é totalmente suportável. O melhor é sempre fazer o exame uma semana depois da menstruação.

8.       Toda mulher tem que fazer?

Sim. Mas é o médico que determina quando é o momento para começar a fazer o exame como rotina. A doença atinge principalmente mulheres entre 50 e 69 anos, mas o SUS garante mamografia gratuita para todas as mulheres a partir de 40 anos. Vale lembrar que, quando a mulher está dentro de um grupo de risco, deve começar a fazer o exame ainda mais cedo. Por isso, é importante conversar com seu médico e receber todas as orientações.

9.       Quais os sinais da doença?

O câncer pode não dar sinal nenhum no início, por isso é importante ter os exames de rotina em dia. Com o desenvolvimento da doença, o sinal externo que mais aparece é o caroço nas mamas ou nas axilas. Além disso, a pele e o formato das mamas podem mudar ou o bico soltar uma secreção.

10.   Com estes sinais, é certo que a doença existe?

Não. Em cerca de 80% dos casos, os caroços (chamados nódulos) são benignos. Mulheres jovens muitas vezes apresentam vários nódulos na mama, que podem ser percebidos em alguns momentos do ciclo menstrual. É preciso sempre consultar o médico.

11.   Dá para evitar?

Ter hábitos saudáveis e cuidar da qualidade de vida ajuda muito. Mas, ainda assim, a doença pode aparecer. Na verdade, basta ser mulher para ter uma chance razoável. Para se ter ideia, 1 em cada 8 mulheres terá câncer de mama em alguma fase da vida.

12.   O que aumenta as chances de ter a doença?

Menstruar antes dos 12 anos ou chegar à menopausa depois dos 55 aumenta as chances. Alguns estudos também mostram que há mais risco quando a mulher não teve filhos, engravidou pela primeira vez após os 30 anos ou é obesa.

13.   O que as mulheres com maior risco devem fazer?

Devem consultar o médico regularmente e fazer exames mais precisos, como a mamografia, antes mesmo de chegar aos 40 anos.

14.   O médico precisa apalpar as mamas da paciente durante a consulta?

Sim. Ele faz isso durante o exame clínico das mamas, que é muito importante para ver se está tudo bem. Esse exame deve ser anual, e todas as mulheres, seja qual for a idade, devem fazer.

15.   E se o médico nunca fez esse exame?

Peça, é um direito seu – seja na rede particular ou no SUS. Peça também orientações sobre o autoexame. Não admita recusas!

16.   O Autoexame descobre a doença no início?

Não. Pois se a mulher consegue encontrar o tumor quando apalpa as mamas, geralmente é sinal de que ele já não está em fase tão inicial. Esse exame é maravilhoso para você conhecer seu corpo ou até encontrar outras alterações importantes em suas mamas. Mas essa não é a única forma de você descobrir um câncer. Consulte o seu médico anualmente. Faça a mamografia. Proteja-se.

Fonte

Nenhum comentário: