DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

sábado, 22 de agosto de 2015

Vídeo desmente ‘sequestro’ de guardas civis de Mossoró em Gov. Dix-sept Rosado

Vídeo mostra viatura transitando sem interferênciasVídeo mostra viatura transitando sem interferências

Vídeo retirado de câmera de segurança de estabelecimento comercial na entrada de Governador Dix-sept Rosado desmente a versão oficial, da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), de que guardas civis foram sequestrados e mantidos sob cárcere privado em manifestação de taxistas e populares, anteontem, contra a restrição na circulação de transportes intermunicipais em Mossoró.

Na gravação, um carro da guarda é flagrado transitando pela cidade tranquilamente. A filmagem, realizada às 6h24, contradiz a informação dada na quinta-feira pelo secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Alvibá Gomes, que afirmou que os guardas haviam sido levados contra a vontade até a cidade, onde foram cercados por manifestantes e mantidos em cárcere, sob a ameaça de serem mortos.

"Uma das nossas guarnições estava patrulhando quando foi abordada por taxistas, que ameaçaram e os conduziram à força até a cidade de Governador, onde havia mais de 100 clandestinos. Lá passaram a ameaçar de morte os dois, afirmando que eles seriam queimados vivos", declarou Alvibá.

ENFRENTAMENTO
Os guardas estavam de plantão, se deslocaram à RN-117 e provocaram confusão com taxistas e populares do município vizinho. De acordo com a versão apresentada pela Prefeitura, os guardas estavam patrulhando as vias de acesso a Mossoró na tentativa de impedir a realização de bloqueios por parte de taxistas clandestinos, quando uma das viaturas teria sido abordada por manifestantes.

Os manifestantes, por outro lado, alegam que os guardas foram ao município de Governador Dix-sept Rosado espontaneamente e tentaram impedir o protesto realizado pelos taxistas, o que estaria fora da jurisdição do trabalho da categoria.

Prefeitura recua e vai apurar incidente

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) decidiu recuar em sua postura em relação ao incidente na cidade de Governador Dix-sept Rosado, envolvendo a Guarda Municipal e taxistas intermunicipais da cidade.

A versão apresentada pela PMM na quinta-feira (19), de que os oficiais teriam sido sequestrados e mantidos em cárcere privado será apurada, uma vez que um vídeo de uma câmera de segurança supostamente flagra o carro da guarda transitando livremente pelas ruas do município vizinho, desmente o depoimento prestado pelos oficiais.

“ Com esse vídeo, temos um fato novo. Estávamos trabalhando com a versão que foi apresentada pelos funcionários, e ela pode não ser verdadeira. Vamos apurar a situação e caso seja comprovado que o que foi dito não é verdadeiro os envolvidos serão responsabilizados”, afirmou o secretário adjunto de Comunicação, Ivanaldo Fernandes.

O secretário explica que a posição oficial da PMM será divulgada após o fim das investigações, que estão sendo conduzidas pela Polícia Civil. De acordo com ele, somente após o fim da apuração é que a PMM irá se pronunciar oficialmente, já que os fatos novos podem mudar a condução do caso.

Perguntado pela reportagem do O Mossoroense se a PMM tinha conhecimento sobre as imagens de um dos oficiais portando um revólver, o secretário afirmou que ainda não tem conhecimento sobre quem é o guarda que aparece nas imagens com a arma, mas que aguardará pela conclusão das investigações.

“Em relação a arma, o município respeita as entidades que estão realizando as investigações e confiamos no resultado disso. A Polícia Civil está apurando e vamos aguardar a posição deles acerca das imagens e dos vídeos para tomarmos uma posição quanto ao caso, antes disso não podemos nos pronunciar”, disse Ivanaldo.

Prefeito de Dix-sept Rosado tomará providências

A invasão da cidade de Governador Dix-sept Rosado por parte de guardas municipais de Mossoró não agradou ao representante do Executivo municipal. Anax Vale divulgou um áudio, que tem circulando nas redes sociais, criticando a postura dos oficiais e afirmando que vai tomar as providências para que os responsáveis sejam punidos.

“Eu observei que o que houve foi um abuso praticado pela Guarda Civil de Mossoró, que estava fora de sua jurisdição e não podia atuar em nosso município, assim como um excesso por parte de alguns integrantes da Polícia Militar. Quero dizer a todos que a Prefeitura de Governador vai tomar as medidas cabíveis neste caso”, afirmou.

Anax criticou a “truculência, “violência” e “prepotência” usada por parte dos guardas para com os manifestantes. O prefeito lembrou que o impasse entre os taxistas e a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) já vem se arrastando por aproximadamente três meses, mas que desde o início se colocou à disposição para mediar a situação e encontrar uma saída que contemplasse os anseios de ambas as partes.

Ele afirmou que o diálogo e o debate de ideias é a única saída para que a situação seja resolvida e que já foi feita uma solicitação ao prefeito de Mossoró, Francisco José Jr., para que seja realizada uma reunião na próxima semana, com a presença de todos os prefeitos das cidades envolvidas no impasse.

omossoroense

Nenhum comentário: