DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

terça-feira, 17 de abril de 2012

Defesa civil de Governador Dix-sept Rosado discute alternativas para amenizar problema da seca

Com o objetivo de discutir alternativas para amenizar os efeitos da estiagem nas comunidades da zona rural de Governador Dix-sept Rosado, membros da Defesa Civil do município se reuniram na semana passada.
A reunião foi coordenada pela Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec), em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Ceacro.
Na ocasião, foram abordados exemplos de casos que constatam a difícil realidade vivenciada pelos moradores das comunidades rurais devido à seca. Também foram debatidas no encontro possíveis soluções para atenuar este problema a curto, médio e longo prazo.
O presidente da Comdec, Sanimarcos Firmino, informa que será solicitado o decreto de emergência por parte do Executivo municipal.

Com relação às medidas a médio e longo prazo, a Condec levantou a bandeira de luta pela conclusão da adutora da Zona Oeste, que contempla mais de 300 famílias de seis assentamentos; a perfuração e instalação de poços nas comunidades onde não têm água; a criação de barragens submersas, barragens para o condicionamento de águas, e frente de trabalhos emergenciais.
"São ações que pedem um trabalho conjunto entre os governos municipal, estadual e federal", destaca Firmino.
Ele frisa que mais de quatro mil pessoas da zona rural do município estão passando por dificuldades. "É uma preocupação nossa com relação à essas famílias", declara o presidente da Comdec. A prefeitura está abastecendo as comunidades com carros-pipas, no entanto, "a ação não tem conseguido atender toda a demanda da cidade", reconhece.

Sanimarcos Firmino enfatiza que cerca de 50% do município é composta por área rural. "É uma área muito grande", diz demonstrando a preocupação com a situação. Ele lembra que a prefeitura fez todo o serviço de corte de terra para prepará-las para as chuvas, e elas não vieram, gerando vários problemas para os agricultores.

Fonte: http://governadorcidadania.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: