DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

quarta-feira, 4 de abril de 2012

HISTÓRIA DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO

Por volta de 1766, o Capitão Sebastião Machado de Aguiar, figura de destaque da região e proprietário da fazenda Pau do Tapuio, queria muito ter um filho homem. Como era devoto de São Sebastião, prometeu ao santo dar seu nome ao povoado e mandar construir uma capela, caso lhe fosse concedida a graça desejada. Alcançada a graça, a localidade ganhou o nome do santo e capela foi construída, em 1792.
Pela sua localização na orla do rio Mossoró o povoado sofreu muito com as grandes enchentes e a capela foi destruída pelas águas, ficando a comunidade por muitos anos sem o templo religioso. Em 1941, a população, liderada por Manuel Joaquim de Oliveira, reconstruiu a igreja com melhor estrutura, duas torres ornamentais e em 1941, passou à condição de Igreja Matriz. Em 1943, dois anos depois, o povoado passou a se chamar Sebastianópolis.

Em 1912, o farmacêutico Jerônimo Rosado em sociedade com o Cel. Manoel Joaquim, aproveitando as jazidas de gesso existentes em suas terras, deu início a uma indústria de extração de gipsita. O seu esforço teve continuidade com seus filhos Jerônimo Dix-sept Rosado Maia e Dix-neuf Rosado Maia. Nascido em Mossoró em 1911, Jerônimo Dix-sept continuou a trabalhar nas jazidas de gesso do pai, avançou na atividade pública em 1948, foi eleito prefeito de sua terra. Em 1950, foi eleito em campanha memorável, Governador do Estado do Rio Grande do Norte.
Após sua morte em acidente aéreo na capital sergipana, a Câmara Municipal de Mossoró determinou por meio da Lei no 16/51, a mudança do nome de Sebastianópolis para Governador Dix-sept Rosado, em homenagem ao líder da região Oeste.

Parabéns Governador Dix-sept Rosado – 49 anos de emancipação política

Nenhum comentário: