DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

domingo, 15 de abril de 2012

Olimpíada de Matemática bate recorde de escolas públicas inscritas

por Secom

A 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012) registrou recorde de instituições de ensino inscritas em relação às edições anteriores. No total, 46.724 escolas confirmaram a participação de seus alunos na competição deste ano. Houve a adesão de duas mil novas escolas. Em 2011, participaram 44,6 mil instituições. O percentual de cidades mobilizadas também cresceu, passando de 93,5% para 99,42% (5.533 municípios) no mesmo período.

O número de estudantes inscritos superou a marca alcançada no ano passado, que registrou a participação de 18,7 milhões de alunos. Nesta edição, 19,1 milhões de inscrições foram efetuadas pela internet. O balanço foi divulgado, na última quarta-feira (11), pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), instituição responsável pela realização da olimpíada.

Evolução - A mobilização em torno da competição, de acordo com o diretor do Impa, César Camacho, tem ainda se refletido na evolução qualitativa em relação ao desempenho dos estudantes. Esse fator motivou a ampliação do número de medalhas concedidas, de 3,2 mil para 4,5 mil, para os participantes com melhor avaliação na competição deste ano.

Os alunos classificados nas duas fases de provas recebem medalhas de ouro, prata e bronze e ainda têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep). A participação no programa dá direito a uma bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Professores, escolas e secretarias de educação municipais também são premiados com computadores, impressoras, programas para ensino ou troféus, entre outros itens.

Obmep - Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), a competição é realizada pelo Impa, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o País. É dirigida aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a classificação nas provas.

Nenhum comentário: