DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

segunda-feira, 24 de junho de 2013

DILMA ANUNCIA 5 PACTOS E PLEBISCITO POR REFORMA POLÍTICA

Em reunião com prefeitos e governadores das 27 unidades federativas, a presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, que irá pedir um plebiscito popular convocando uma reforma política no país.

Ela anunciou um novo pacto com cinco itens. São eles:

1- pacto por responsabilidade fiscal nos governos federal, estaduais e municipais;

2 - pacto por reforma política, incluindo um plebiscito popular sobre o assunto e a inclusão da corrupção como crime hediondo;

3 - pacto pela saúde: "importação" de médicos estrangeiros para trabalhar nas zonas interioranas do país. A presidente anunciou ainda novas vagas de graduação em cursos de medicina e novas vagas de residência médica;

4 - pacto no transporte público: a presidente afirmou que o país precisa dar um "salto de qualidade no transporte públicos nas grandes cidades", com mais metrôs, VLTs e corredores de ônibus;

5 - pacto na educação pública: pediu mais recursos para a educação. A presidente voltou a falar que é necessário que o Congresso aprove a destinação de 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação.

As propostas da presidente contemplam as áreas da saúde, educação, política, responsabilidade fiscal e mobilidade urbana. Ela afirmou que vai apoiar um plebiscito para criar uma Constituinte exclusiva para reforma política e que é fundamental uma nova legislação para classificar a corrupção como crime hediondo.

Alguns dos pontos debatidos durantes os protestos

que aconteceram em várias cidades do Brasil foram citados por Dilma. Entre eles a vinda de médicos estrangeiros para atender regiões remotas do país. “Quando não houver disponibilidade de médicos brasileiros, contrataremos médicos estrangeiros para trabalhar exclusivamente no SUS”, disse, lembrando que o Brasil é um dos países com o menor número de médicos formados em outros países atuando.

Com relação aos transportes, a presidente anunciou a criação do Conselho Nacional de Transporte Público e a possibilidade de ampliação na desoneração de impostos, além da destinação de R$ 50 bilhões para investimentos no transporte público de todo o país.

Já sobre a questão de educação, Dilma defendeu a alfabetização no tempo certo, a valorização do professor e o investimento em ciência e tecnologia. Ela citou mais uma vez a necessidade do Congresso aprovar a destinação de 100% dos royalties do pré-sal para a educação. "Confio que os senhores congressistas aprovarão esse projeto que tramita no Legislativo com urgência constitucional”, disse.

Durante a reunião com governadores e prefeitos os ministros da Saúde e Educação, Alexandre Padilha e Aluízio Mercadante, respectivamente, irão apresentar propostas para as áreas, assim como prefeitos e governadores.

Fonte: Abelhudo News


logomarca nova casa junior

Nenhum comentário: