DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

quinta-feira, 14 de abril de 2011

50 anos da ida do homem a lua‏

O texto abaixo nos foi enviado (via e-mail) pelo amigo Aldi Henrique ao qual agradecemos pelas informações.

Yuri Gagarin e a União Soviética (12/4/1961)

Comemorando os 50 anos da primeira viagem espacial tripulada. Fiquei maravilhado com a primeira viagem espacial tripulada, foi em 12 de abril de 1961, eu tinha na época quatorze anos, criança ainda, mas, consciente do passo importante que o homem estava dando na conquista da exploração espacial. O astronauta soviético Yuri Gagarin imortalizava a frase “a terra é azul”.

Naquela época, já pertencente à juventude comunista, vibrei por diversos motivos, um deles, a União Soviética chegava mais uma vez a frente dos Estados Unidos, na corrida espacial. Era um risonho astronauta soviético, Yuri Gagarin, que se transformava no mais novo herói da humanidade.

Lembre-me, naquele momento, do grande gênio da ficção cientifica, Júlio Verne, que nasceu na França em 1828 e faleceu em 1905. Júlio Verne era uma leitura obrigatória dos jovens da minha geração que gostava da prática da leitura. Os seus escritos anteciparam inventos que só surgiriam dezenas de anos depois – a televisão, o fax, o submarino e a nave espacial. Era o olhar visionário do mestre da ficção cientifica preanunciando o futuro da ciência e da tecnologia e, a União das Repúblicas Socialista Soviética, concretizava mais esse prenúncio da capacidade humana pensada por Júlio Verne, o homem conquistando o espaço sideral.

Os livros de Júlio Verne, até hoje, são lidos pelos amantes da ficção cientifica - Viagem ao centro da terra (1864), Da terra a lua (1865), Vinte mil léguas submarinas (1870) e por último, A ilha misteriosa (1874), todos são clássicos que nunca deixaram de ser procurados nas livrarias do mundo inteira.

Depois dessa pequena homenagem ao escritor francês Júlio Verne e o nosso incentivo a juventude em conhecer a sua genialidade através da fascinante leitura de sua obra, vamos ao assunto principal desse registro, que foi um dos grandes feitos da humanidade a conquista do cosmo e nessa odisséia das estrelas lembrando o importante papel da União Soviética na busca dos mecanismos que permitiram ao homem desbravar o universo, contribuindo com isso para o avanço da ciência e da tecnologia.

A conquista do espaço sempre esteve presente no imaginário do ser humano, desde o período pré-histórico aos dias atuais, a curiosidade, o espírito de aventura, a inquietação, sempre foram motivos de procura de explicações para suas interrogações e para isso o ser humano se aventurou ao desconhecido.

A União Soviética, após a Revolução Socialista de 1917, iniciou um massivo investimento no sistema educacional, na dominação da ciência e da tecnologia que permitisse a nação soviética superar o estado de atraso em que vivia em conseqüência da situação semifeudal em que se encontrava a Rússia Czarista na época da Revolução de 1917. Em menos de quarenta anos a União Soviética saiu desse estado semifeudal para a condição de maior potência socialista do mundo, com isso, balanceando o poder militar que até aquele momento pertencia somente ao mundo capitalista. Criou-se um novo bloco econômico, o Socialista.

Após a Segunda Grande Guerra essa rivalidade tem como um dos parâmetros a corrida espacial. Os soviéticos tomam a dianteira com o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik, 1957, evidenciando o domínio de uma tecnologia revolucionaria. Foi o primeiro país a fotografar o lado oculto da Lua. O primeiro a lançar um homem ao espaço, Yuri Gagarin. A primeira mulher, V. Terechkova. O primeiro cosmonauta há passar 24 horas em órbita, G. Titov.

Tudo isso, foi uma grande vitória do povo soviético, demonstração da força do sistema socialista na superação das dificuldades, conseguindo com isso alcançar o desenvolvimento pleno.

Yuri Gagarin, o primeiro cosmonauta a ir ao espaço, orgulho do mundo socialista, fruta da Revolução Soviética de 1917. Sendo de origem camponesa, Gagarin subiu ao pódio da corrida espacial, colocando a União Soviética como a nação pioneira na conquista do espaço sideral. Gagarin, símbolo de um sistema que conseguiu superar as suas dificuldades transformando, em menos de cinqüenta anos, um país semifeudal em uma grande potência mundial, uma vitória do socialismo. Lembrando a grande Revolução Russa de 1917, marco histórica das grandes conquistas populares.

Antonio Capistrano foi reitor da Uern é filiado ao PCdoB

Nenhum comentário: