DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Curiosidades

Por que o Natal, nascimento de Cristo, tem data fixa e a Páscoa, sua ressurreição, não tem dia certo no calendário?

O dia 25 de dezembro foi estabelecido para o Natal pela igreja católica já que não há nenhuma evidência histórica do nascimento de Jesus. “Essa data foi fixada pela Igreja no primeiro dia do solstício de inverno do Hemisfério Norte”, diz o padre Maurílio Alves Rodrigues, doutor em Ciências Religiosas e diretor da Faculdade de Filosofia e Teologia João Paulo II.
A escolha deste dia é baseada numa fala de João Batista no evangelho de São João (capítulo 3, versículo 30) : “eu devo diminuir, ele deve crescer”. O solstício de inverno é exatamente o menor dia do ano no Hemisfério Norte (no hemisfério sul é o solstício de verão), a partir dele, os dias começam a durar mais do que as noites. Ele é interpretado como uma vitória da luz sobre a escuridão. Essa data deu origem a diversas festas pagãs, que “a Igreja católica acabou sacralizando e dando a elas outro sentido”, diz o padre.

“Já a data da Páscoa católica segue o calendário lunar”, diz Rodrigues. É o primeiro domingo depois da primeira Lua cheia após o equinócio da primavera no Hemisfério Norte – equinócio de outono no Sul. Pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril. Pela definição católica, a ressurreição de Cristo teria ocorrido perto do ano 33 d.C no período do Pessach, a Páscoa judaica.
No entanto, a Igreja adotou este período para a Páscoa só no ano 325 d.C, durante o Conselho de Niceia. Ela se apropriou novamente de uma comemoração pagã. “Todas as culturas antigas do norte celebravam as estações do ano – mais definidas lá - com festas de semeadura e colheita. O catolicismo entra e se apropria dessas tradições, assim como o judaísmo e outras religiões também fizeram”, diz.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/

Nenhum comentário: