Paróquia de São Sebastião Governador - Dix-sept Rosado/RN
Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
SEMANA SANTA– 2013
24 a 31 de março
Amados irmãos e irmãs,
Estamos vivendo um tempo de graça, no qual Cristo nos convida a seguir seus passos e trazer para dentro de nossas vidas o grande mistério de sua paixão, morte e ressurreição. Somos chamados à conversão sincera do nosso coração e a quaresma “é o momento favorável, é agora o dia da salvação” (2Cor 6,2). Esse período de 40 dias, quer nos preparar através do jejum, da oração e da caridade, para vivenciarmos a maior festa da Igreja Católica: a Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo. Da Ressurreição do Senhor, nasce toda a espiritualidade da Igreja, pois ela é fonte e razão de nossa fé. Por isso irmãos, devemos experimentar a beleza deste tempo santo e extrair dele todo o sentido que ele contém para nós!
A Semana Santa inicia-se com o domingo de Ramos. Nele celebramos a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém. Cristo vem montado em um jumentinho e as pessoas com ramos de palmeiras nas mãos, aclamavam: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor, o rei de Israel!” (Jo 12,13). Cinco dias depois essas mesmas pessoas gritariam: “Crucifica-o” (Mt 27,22-23). Assim, neste domingo fazemos memória da morte de Jesus e utilizamos a cor vermelha. Todos devem levar ramos não mãos para a procissão que precede a Santa Missa. Os dias de segunda, terça e quarta, são de oração, jejum e esmola.
Na quinta-feira à tarde é terminado o tempo da quaresma e iniciam-se os três dias pascais. Na tarde da quinta-feira, revivemos o momento em que Jesus se entrega por amor na última ceia, institui a Eucaristia e dá-nos o mandamento do amor e do serviço com o gesto do lava-pés. Até a meia noite a Igreja deve permanecer em vigília de adoração, junto com o Senhor em agonia no jardim das oliveiras.
Sexta feira da paixão, ás 15 horas (momento da morte de Jesus), a Igreja se reúne para reviver os últimos momentos da paixão do Senhor Jesus. Nesse dia não se pode celebrar a Santa Missa, mas acontece a celebração da Palavra, o beijo da cruz e distribuição da comunhão. É um dia sóbrio, de silêncio, abstinências, jejum e oração. O sábado santo é um dia de silêncio, como se toda a Igreja estivesse em espera junto ao túmulo do Senhor.
Ao por do sol inicia-se a Santa Vigília Pascal, na qual já celebramos a vitória do Senhor Jesus sobre a morte, já é páscoa! Entoam-se glórias e aleluias, tocam-se os sinos, as flores voltam para o altar e as imagens são descobertas. Todo o luto se transforma em festa, pois Jesus Cristo ressuscitou! Nesta noite é aceso o círio pascal, símbolo de Cristo ressuscitado e são batizados os novos cristãos. O domingo de páscoa é dia de festa e alegria, pois o túmulo está vazio. A alegria da páscoa estende-se por 8 (oito) dias de festa e o tempo pascal se estende até a festa de pentecostes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário