DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Governo brasileiro repudia teste nuclear da Coreia do Norte

Nota do Itamaraty demonstra preocupação com novas operações do País

Do R7, com agências internacionais

Em nota oficial do gabinete do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o governo brasileiro relatou que tomou conhecimento com preocupação do novo teste nuclear conduzido pela Coreia do Norte, a República Popular Democrática da Coreia.

A nota ressalta o pedido de que o país asiático cumpra as normas do Conselho de Segurança da ONU, e que contribua para criar as condições necessárias à retomada das negociações relativas à paz e segurança na Península Coreana.

Governos de todo o mundo se manifestam

O teste nuclear aumenta as tensões entre o país comunista e o resto do mundo. A Coreia do Sul classificou o teste da vizinha como "ameça inaceitável". Ainda na região, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, condenou o "lamentável" teste nuclear da Coreia do Norte e considerou o ato um "um desafio grave" e anunciou que estuda aprovar sanções adicionais às da ONU.

No ocidente, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou como uma "ação altamente provocativa" que atenta contra a segurança na região. Em comunicado, Obama condenou o terceiro teste nuclear do governo de Pyongyang. Com a ação, a "Coreia do Norte viola as obrigações que várias resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas lhe impõem, transgride os acordos regionais a respeito e aumenta o perigo de proliferação de armas nucleares", afirma Obama.

O ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, fez coro aos outros países e condenou nesta terça-feira (12), nos termos "mais enérgicos", o teste nuclear produzido pela Coreia do Norte, que violou três resoluções da ONU.

Nenhum comentário: