DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

sábado, 25 de junho de 2011

Notícias da Greve em Mossoró

Publico aqui, uma matéria publicada ontem na imprensa mossoroense sobre os últimos acontecimentos no que se refere à Educação do RN. Mensagem que nos chega via e-mail da Professora Liana (obrigado Professora).

Entrada da polícia na Dired não passou de boatos

Estudantes proibiram entrada dos funcionários da Dired depois que pedido de negociação foi negado

O clima ficou bastante acirrado hoje pela manhã no prédio da 12° Diretoria de Educação, Cultura e Desporto (Dired) de Mossoró, ocupado por alunos grevistas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Uern.
É que chegou as redações de alguns veículos de comunicação e a própria sede da Dired a informação que a qualquer momento a polícia militar invadiria o prédio para retirada dos alunos daquele órgão. "Recebemos uma ligação informando que já havia um mandato judicial pedindo a retirada de todos os alunos das instalações da dired. Imediatamente acionamos o nosso setor jurídico que passou a investigar junto à justiça se a informação procedia", informou um dos membros do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (Comem), Rillen Rossi.
Logo o assunto tornou-se público e os alunos começaram a receber apoio de vários setores da sociedade. "Nos juntaremos a eles, caso esse ato desrespeitoso do Governo do Estado venha a se cumprir. Não permitiremos que esses alunos que lutam por uma educação de qualidade sofram represálias desse tipo. Isso só demonstra a falta de vontade do governo de dialogar com aqueles que pensam em nosso estado. Como não tem argumento suficiente para segurar o que diz, acaba usando da força bruta para fazer valer a sua vontade", desabafou o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado, Rômulo Arnoud.
O assunto tomou as páginas do twitter e centenas de pessoas demonstravam seu apoio aos estudantes. Depois de muita apreensão, o advogado do grupo trouxe a informação que não há, até o momento, nenhum mandato contra os estudantes e que tudo não passou de boatos. "Nós permanecemos com os professores do Sinte acampados em frente a 12ª Dired, bem como os da Aduern e nós do Comem. Nossa assessoria jurídica verificou a situação judicial do grupo e lá nada consta sobre a ocupação, portanto seguiremos aqui sem nenhum impedimento. Quanto aos humores de a polícia vir aqui, temos essa possibilidade como inexistente, haja vista que, como disse, não foi dada a entrada de nenhuma ação contra o Comem", explicou o estudante.
Na semana que passou os estudantes viajaram a Natal para entregar uma carta à Governadora Rosalba Ciarlini pedindo a abertura de diálogo para negociação com a categoria. A tentativa foi em vão, e mais uma vez o governo se mostrou inerte ao movimento dos estudantes, que há seis dias acamparam no prédio da 12ª Dired. Por isso eles decidiram radicalizar e impediram que o funcionamento do órgão acontecesse, como vinha sendo feito.
"Nós, o Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM), reiteramos que, apenas desocuparemos o restrito órgão, somente quando o governo vir até o mesmo dialogar com os estudantes, e se esse diálogo resultar em acordo benéfico para o segmento estudantil.", disse em carta aberta a sociedade.
A reportagem deste vespertino vem desde o início da ocupação tentando conversar com a secretária de educação do estado, Betânea Ramalho, mas até agora não obtivemos sucesso.

Nenhum comentário: