DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

domingo, 25 de setembro de 2011

Educadores de Minas Gerais iniciam greve de fome

Dois educadores da rede estadual de ensino membros da diretoria estadual do Sind-UTE/MG, entre eles, uma diretora da CNTE, iniciaram na segunda-feira, 19, às 16h30, uma greve de fome por tempo indeterminado.

Os educadores, Abdon Geraldo Guimarães, diretor da sub-sede do SIND-UTE em Varginha e Marilda de Abreu Araújo, secretária de finanças do SIND-UTE e secretária de Organização da CNTE, estão alojados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na porta do gabinete do 1º secretário da Mesa da ALMG, deputado Dilzon Melo, e vão permanecer em greve de fome até que seja estabelecido um processo de negociação com o Governo do Estado, com vistas ao pagamento do Piso Salarial.

Na terça-feira, 20, os educadores/as se reuniram com o deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), líder do Governo na ALMG para discutir o cumprimento da lei 11.738, que regulamenta o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), e a necessidade de reabertura de diálogo por parte do Governo. No mesmo dia a categoria promoveu Assembleia Estadual no pátio da ALMG.

Intermediação - A última semana foi marcada por acontecimentos importantes. A categoria conseguiu viabilizar reuniões com o ministro da Educação, Fernando Haddad, e a presidenta Dilma Roussef. As reuniões aconteceram respectivamente nos dias 14 e 16/9. A primeira em Brasília e a segunda na Base Aérea da Pampulha, em Belo Horizonte.

Nesses encontros, ambos se comprometeram a intermediar diálogo entre Governo do Estado e Sindicato para por fim a greve. Dilma Roussef e Fernando Haddad receberam do Sind-UTE/MG um dossiê que mostra a realidade da educação mineira. A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, disse que é fundamental que a União estabeleça uma política nacional do cumprimento do Piso Salarial. “Entendemos tratar-se de uma tarefa do governo nacional, pois diz respeito ao cumprimento de uma lei federal.”

Reivindicação - Os trabalhadores/as reivindicam o Piso Salariais, conforme estabelece a Lei Federal 11.738. Minas Gerais paga hoje o Piso de R$ 369,00 que, de acordo com relatório da CNTE, é o pior Piso dentre os 27 estados brasileiros.

A CNTE publicou uma Moção de Solidariedade à greve dos educadores de MG que já dura mais de 100 dias, e pede que as entidades filiadas também encaminhem nota de solidariedade aos educadores mineiros pedindo ao governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, que reabra o canal de negociação com o Sindicato. (CNTE, com informações da Assessoria de Comunicação do SIND-UTE/MG)

Fonte: CNTE

Nenhum comentário: