DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Republicando em homenagem a Ana Carla…

Na quinta-feira, 15 de julho de 2010 publicamos um texto de uma ex-aluna da Escola da Comunidade de Cachoeira (veja aqui). O texto foi escrito pela então aluna da 7ª Série Única no ano de 2004, Ana Carla , por ocasião de um projeto desenvolvido pela Escola, sobre o Meio Ambiente. Ontem 13 de setembro de 2011, Ana Carla e seu esposo Marcos Maciel, juntamente com seu filhinho de 3 anos, foram vítimas de um trágico acidente de trânsito. Ana Carla e Marcos Maciel, não resistiram e faleceram. Deixamos aqui os nossos votos de solidariedade a família dos dois, por essa perda irreparável e rogamos à Deus nosso Pai um bom lugar para os dois na outra vida…
Veja abaixo o texto que estamos republicando, escrito por Ana Carla em 2004.
ONTEM, HOJE E AMANHÃ

Ontem
Há muitos anos atrás a Terra era 100% natureza, não havia quem a poluísse, quem a devastasse, quem a queimasse. Da explosão do Bih-Bag ou pelas mãos de Deus, surgiu a Terra, lugar onde via-se como paraíso. Nessa época a Terra tinha suas próprias leis: chovia quando era tempo de chover, fazia sol quando era tempo, haviam destruições, terremotos, vulcões, tempestades. Mas tudo funcionava de forma natural, sem interferência, tinham inúmeras espécies de animais: aves, mamíferos, répteis, havia também muitas árvores, florestas e matas...
Hoje
Naquela época, Terra não tinha a famosa interferência humana. Até que por evolução ou civilização surgiu o homem, que desde então vem modificando esse quadro natural.
De nossa riqueza de água, cerca de 2,2% continua sendo doce, por resultado de grandes processos de poluição, e gastos desnecessários, o nosso verde como a Mata Atlântica que absorve o gás carbônico que não podemos inspirar, que o habitat de vários animais, está sendo destruído precocemente através de queimadas que abre cada vez mais o buraco na camada de ozônio, e desmatamento. Os animais estão cada vez mais, passando pelo problema de extinção. Através da pesca predatória, do aprisionamento das aves, da caça predatória... , etc.
Amanhã
O primeiro item a ser riscado da lista será a água, em seguida os animais que escaparam da mão do homem. Depois será o nosso verde, as plantas vão secar, aí eram uma vez o nosso verde. E provavelmente por fim será o homem, que por ambição destruiu o seu lar.
Vamos pensar um pouco:
E se mudando esse quadro, os homens se unissem e ajudando pouco a pouco conseguisse salvar a água, os animais, o nosso verde, e até ele mesmo? Tudo é possível quando se acredita e ainda podemos acreditar na humanidade.

Ana Carla de Freitas

7ª Série Única/2004 - Cachoeira

Um comentário:

MARINALDA DE OLIVEIRA disse...

Essa menina valia mais do que ouro! Como professora dela que fui por 8 anos, só guardo as boas lembranças de tudo que aprendemos juntas. A criatividade, a alegria, a competência e organização nos trabalhos escolares... a responsabilidade com os irmãos, a vontade que tinha de aprender sempre um pouco mais e vencer através dos estudos, me estimulava a ser uma profissional que correspondesse a todas essas expectativas. Hoje eu sei que poderia ter feito muito mais...mas, também sei que os frutos plantados estavam se tornando árvores frondosas e com muitos frutos a serem colhidos. "Carlinha", como eu gostava de chamar... além da ótima aluna que era, era também minha amiga. Sentirei muito sua falta...mas, creio que o Senhor está a guardar a sua alma.