DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Técnicas de baixo carbono para 900 mil agricultores

Campanha de esclarecimento, crédito direcionado e formação de técnicos fazem parte da estratégia de reduzir as emissões de gases do efeito estufa

Neste início de setembro, o Ministério da Agricultura está dando a partida na disseminação do programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que faz parte do compromisso brasileiro de reduzir a emissão de gases do efeito estufa até 2020 e aumentar a produção de alimentos sem desmatar. De acordo com o ministério, até a próxima década, 20 mil técnicos qualificados atenderão 900 mil agricultores. Foram formados grupos gestores em estados com grande vocação agrícola, com a participação de autoridades estaduais e representantes de trabalhadores e empresários que administrarão as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e ampliarão o acesso à linha de crédito criada especialmente para investimentos com condições facilitadas. Só neste ano, a linha prevê R$ 3,15 bilhões, que poderão ser contratados com taxa de juros de 5,5% ao ano, carência de até oito anos e prazo para pagamento de 15 anos.

Os cinco primeiros estados com grupos gestores formados (Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Tocantins e Minas Gerais) darão prioridade a três das seis tecnologias de produção agrícola sustentável previstas no programa ABC. São elas: sistema de plantio direto na palha, integração lavoura-pecuária-floresta e recuperação de pastos degradados. A escolha desses itens se deu por conta de serem os de maior impacto dentro da realidade desses primeiros estados, levando em consideração a base produtiva local. Outros estados terão prioridades diferentes. Por exemplo, Santa Catarina, onde a criação de suínos é muito difundida, o destino correto de dejetos estará entre os itens prioritários para a atividade de Ater. (leia mais)

Nenhum comentário: