DigiFoto

DigiFoto

Pesquise em O Gato

Custom Search

Páginas

EncurtaNet

EncurtaNet

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Conheça mais sobre o Projeto Despertar

imageO blog O Gato Professor (O GP) conversou com o coordenador do Projeto Despertar Ernando Souza (ES), que nos contou o que é o Projeto; como funciona; qual a área de abrangência; quantos, onde e como são atendidos… Quer saber mais sobre o Projeto que vem mudando a vida de dezenas de Dix-septienses, então, leia a entrevista completa. Desde já agradecemos ao senhor Ernando Souza, pela disposição e colaboração com o nosso espaço.

O GP: O que é o Projeto Despertar?DSCF6664

ES: O Projeto Despertar prevê investimentos em processos de organização de grupos para trabalhar o resgate da cultura – teatro popular, grupo de percussão, grupo de danças folclóricas e de rua, o esporte e o lazer (futebol de campo, Futsal Feminino e masculino, capoeira e xadrez), e a formação - a partir de um diagnóstico prévio, onde temas serão abordados numa perspectiva de ajudar na autoestima dessas crianças e adolescentes (relações humanas, ética, cidadania, meio ambiente, entre outros), o que proporcionaria um reforço no desenvolvimento escolar dessas crianças e adolescentes, trazendo dignidade, e, por conseguinte, cidadania a essas crianças e adolescentes beneficiários e beneficiárias, preparando-os/as para a vida futura.DSCF6667

O GP: Qual o Objetivo Principal do Projeto Despertar? Quem são os idealizadores?

ES: Realizar ações destinadas à prevenção e recuperação de crianças e adolescentes expostos a situações de risco pessoal e social, mantendo-as envolvidas em atividades educativas, sócio-culturais e esportivas, que assegurem seu pleno desenvolvimento físico, social e intelectual. Onde sua idealização é do Centro de Assessoria as Comunidades Rurais e Urbanas – CEACRU.

O GP: Tem Algum pré-requisito para implantação do projeto para implantação do Projeto em um Município ou basta fazer a solicitação.

DSCF6669ES: Geralmente, os projetos são conveniados a partir de Seleções Públicas, onde as instituições devem obedecer todos os critérios de habilitação técnica e jurídica dos editais, entretanto, o Projeto Despertar não foi selecionado nessa modalidade e sim como projeto convidado.

O GP: Quem pode ser atendido pelo projeto?

ES: As ações do Projeto serão destinadas a crianças e adolescentes que vivem essa situação, residentes em assentamentos, comunidades rurais e urbanas, estudantes de escolas públicas na sua maioria, que participam de grupos e que precisam ser fortalecidas nesse contexto, para assim tornarem-se verdadeiros cidadãos/ãs.

O GP: Quantas pessoas são atendidas pelo projeto?

ES: O projeto é desenvolvido em 04 locais distintos do município: no assentamento Três Marias (Futsal), onde trabalhamos com 25 crianças e adolescentes; na Comunidade de Santana (Teatro), onde são trabalhadas 15 crianças e adolescentes; na comunidade de Pedrinhas (Percussão e Xadrez), onde são trabalhados 15 crianças e adolescentes, e na cidade (Futsal masculino e feminino, Futebol de Campo, Dança, Xadrez e Informática) onde o público beneficiário será 135 crianças e adolescentes, perfazendo um total de 190 crianças e adolescentes.

O GP: Os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto fazem algum tipo de acompanhamento com beneficiados, no que se refere ao estudo e ao seu comportamento fora do DSCF6668ambiente de realização das atividades do projeto? Ou isso não tem nenhuma influência?

ES: Com certeza, são das coisas mais cobradas dentro das atividades, inclusive com apresentações de boletins escolares para analisar o desempenho escolar de alguns beneficiados.

O GP: Já foi desenvolvido algum tipo de evento para mostrar a população o trabalho desenvolvido pelo projeto despertar? Tiveram outros apoios?

ES: Sim! O projeto organizou um evento de lançamento oficial, onde tivemos a participação de muitas pessoas, com diversas apresentações culturais, foi realizado também um espetáculo de teatro “Santana um Exemplo de Fé” na Comunidade de Santana, onde os resultados foram muito satisfatórios e tivemos DSCF6670uma grande integração por parte da comunidade, nessa comunidade também foi realizado um evento de meio ambiente muito produtivo, foi realizado um torneio de xadrez com os participantes do projeto, realizou-se também um torneio de Futsal Feminino com a participação de equipes de outras cidades de da zona rural do município. Com relação apoio, temos tido o apoio de alguns parceiro como Prefeitura Municipal, através da Secretária de Juventude Cultura e Desporto, contribuindo com a disponibilização de locais para desenvolvimento das atividades e outros apoios, a Escola Municipal Francisco Queiroz Porto, a Escola Estadual Manoel Joaquim, a Companhia Arte na Veia, a Associação Cultural e Desportiva Tapuyo – ACDT, o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança de do Adolescente, entre outros. Valendo Ressaltar que o patrocínio total é da Petrobras a partir do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania e do Governo Federal.DSCF6671

O GP: O projeto em si, já rendeu algum fruto? Alguma descoberta? Alguma Promessa para o futuro?

ES: Com relação a frutos, tivemos sim, no entanto, quando avaliamos resultados, analisamos de forma coletiva, tendo em vista os objetivos previstos no projeto, como a realização de um evento de Teatro em Santana, o Título da I Copinha Sub 13 de Futsal tendo sido todos os destaques, participantes do projeto, a constituição de um grupo de teatro na Comunidade de Santana, a participação de atletas na seleção Estadual de Futsal Feminino, entretanto, acreditamos que se o trabalho for dado sequência tudo nos leva a crer que teremos resultados muitos bons, frutos desse trabalho.

O GP: Quais os próximos planos? Que tipo de eventos a população pode ficar esperando?

ES: Nessa primeira Etapa, faltam alguns detalhes para encerrarmos as atividades, porém ainda nos resta alguns eventos que temos previstos, como: o Evento Municipal de Capoeira, Um torneio de Futebol de Campo, Um torneio de Futsal, e a ideia é que no encerramento dessa etapa façamos um Evento Cultural que comtemple todas as atividades Culturais do projeto e de grupos locais.DSCF6672

ES: Gostaria só de Agradecer primeiramente a Deus, por nos permitir a realização desse grandioso Projeto, A Petrobras por acreditar no Social, como alternativa de melhoria de vida para muitos brasileiros, aos todos parceiros por contribuir com esse processo. E a esse conceituado Blog, por disponibilizar o espaço para divulgarmos nosso trabalho e por sempre acompanhar nossas atividades.

Nenhum comentário: